Lançamentos 2016: Wilson Pro Staff 97S

Quando as pessoas viram o tenista búlgaro Grigor Dimitrov jogando com uma raquete toda preta, com padrão de encordoamento 18×17, muitas se perguntaram, “que raquete é essa?” Os fóruns especializados pipocaram com tópicos, perguntas e comentários.

grigor-dimitrov-madrid-201501-large-grigor-dimitrov.com

Todo esse barulho justifica-se pelo estilo de jogo do Dimitrov, que é uma união do jogo clássico (backhand de uma mão, slices, voleios) com o jogo moderno, com topspin e um jogo sólido na linha de base. O mais espetacular é que esse jogador utiliza o backhand de uma mão, e com a empunhadura continental. Como é possível? A resposta está na técnica altamente desenvolvida do golpe, nas cordas (Tripas nas verticais e Alu Power nas cruzadas) e, é claro, na raquete totalmente diferente de tudo que estamos acostumados.

Por todas as características vistas em quadra, o búlgaro é constantemente comparado com o Federer, sendo chamado de Baby Fed. Devo admitir que o jogo do Dimitrov é bonito, agressivo, é diferente. Ele coloca um spin que não deveria estar ali.

Portanto, muita expectativa foi gerada em relação a sua raquete. Uma novidade aguardada principalmente entre os jogadores mais clássicos, que batem o backhand de uma mão e querem novas armas para enfrentar a batalha de potência e spin que atualmente dominam as quadras. A partir disso, surgiram várias fotos do singular padrão de cordas 18×17, apareceram teorias, muitas absurdas, e até algumas informações confiáveis. Agora, com o lançamento oficial da Wilson Pro Staff 97S temos as especificações reais da raquete:
97s-TW50

Tamanho da cabeça: 97″
Comprimento: 68,58 cm
Peso (encordada): 326 g
Equilíbrio: Balanceada!
Swingweight: 336
Rigidez: 65
Espessura do aro: 19,5 mm
Nível de potência: Baixo-Médio
Estilo de swing: Longo
Velocidade do swing: Rápido
Padrão de cordas: 18 x 17 (Spin Effect)

O que eu enxergo de cara? A raquete é Balanceada e tem SW 336, e, por consequência, deve transferir bastante peso para a bola. Com esse swingweight elevado e equilíbrio, eu espero um swing pesado, algo tipo uma Wilson Blade com umas 3 g as 12h. Isso são suposições, não tenho como saber (por enquanto) como o Spin Effect, aliado ao aro de 19,5 mm e a rigidez 65, vão deixar essa raquete.

O que se espera da Pro Staff 97S? Um toque clássico com pitadas de modernidade!

Bom, a raquete já está sendo vendida nos EUA, e alguns usuários já estão testando essa nova arma da Wilson. Acho que por aqui ela deve aparecer apenas em 2016.

Eu quero botar as mãos nessa raquete o quanto antes, e você?

Deixe uma resposta

Translate »