Melhores golpes do circuito da ATP: Slice

Hoje vou iniciar uma série de artigos aqui no site, os melhores golpes do circuito da ATP. Fiquei bastante em dúvida sobre qual golpe iniciar, pensei no saque, no forehand, no backhand, mas vou começar por um golpe que está voltando agora para o circuito, o slice. É aquele golpe clássico, onde você aplica underspin  na bola, é um golpe rápido e simples, que esteve em desuso por um tempo no tênis “moderno”, mas está voltando com força.

www.tennisschulesweetspot.com

Fonte: www.tennisschulesweetspot.de. Acesso 03/10/2015.

Tenistas com backhand de uma mão (outro golpe que está renascendo) muitas vezes recorrem a esta arma — sim, em boas mãos este golpe pode vir a se tornar um ótimo recurso. É excelente para bolas rápidas, bolas longas, ou contra o terror de todo 1hBh: as bolas altas, situações em que o slice pode salvar seu backhand. Como o jogo atualmente está muito voltado para o spin, penso que todo jogador que bate o backhand com uma mão deve ter um slice forte, senão poderá passar trabalho contra alguns tipos de oponentes (os baloeiros ou a quem bate com spin pesado). No circuito da ATP temos exemplos de tenistas experientes como Roger Federer (34) e Tommy Haas (37), ou de novos talentos como o búlgaro Grigor Dimitrov (24), que executam o slice com maestria.

Hoje em dia, os jogadores iniciam o treino muito cedo, portanto o backhand de duas mãos é uma tendência natural (vamos falar sobre isso no futuro), assim, o slice é muitas vezes esquecido. Outro fator importante é que, com a evolução das raquetes e da técnica, o jogo ficou mais rápido e voltado para o jogo da linha de base, assim os jogadores voleiam cada vez menos.  Como o slice é um golpe muito similar ao voleio no backhand, a maioria dos tenistas acaba por não evoluir esse fundamento. Alguns até pensam que é um golpe ultrapassado, pois com um bom backhand de duas mãos você pode bater bolas altas, bolas rápidas, pode bater e bater na bolinha, sem variação, sem mudança no padrão de jogo. Esse estilo de jogo cartesiano já foi uma tendência da ATP.TommyHaasSlice

Mas, as coisas estão mudando, vários tenistas profissionais que têm o backhand de duas mãos também estão utilizando o slice, seja como golpe defensivo, seja como forma de mudar o ritmo do ponto, ou também para manter a bola baixa. Com a evolução do tênis, hoje temos exemplos de bons slices em tenistas 2HBH, jogadores como o ucraniano Alexandr Dolgopolov e o britânico Andy Murray que executam bons slices e o usam no seu repertório.

Agora, falando do melhor golpe do circuito, bom, existem vários bons slices, mas um jogador que me enche os olhos é o alemão Tommy Haas, o golpe dele é preciso, profundo, regular, ou seja,  seguro. Num jogo onde quem ganha é quem coloca uma bola a mais na quadra, é tudo que podemos querer de um golpe. Para você, que fica apenas batendo todas as bolas no backhand, pense um pouco, o que é preciso para ganhar um jogo de tênis?

Créditos da foto da capa: www.menstennisforums.com.

 

 

8 Comments

Deixe uma resposta

Translate »