Review: Volkl Organix 10 (295g)

Vokl Organix 10 295

Em minha eterna busca da raquete perfeita, fiquei um tempo com a Volkl Organix 10 versão mais leve, com 295g. O que eu estava buscando nessa raquete? Uma raquete de controle, leve e manuseável. E foi exatamente isso que eu encontrei, a Organix 10 (295g) tem um controle excepcional, conforto e baixa potência.

A seguir falarei das minhas impressões da raquete.

Pontos Fortes e Fracos Volkl Organix 10 (295g)

Trocas de bola:

Nas trocas de bola, a raquete respondeu bem, estranhei um pouco o peso, pois costumo jogar com uma raquete com 330g stock (352g com cordas, leather grip e overgrip), a Volkl O10 é leve (318g com cordas, leather grip e overgrip), manuseável. O controle é excelente, senti um pouco de dificuldade em imprimir aquele spin pesado, falta peso na bola. Tem que ter um swing completo para utilizar esta raquete, quem tem swing curto vai ter dificuldades em fazer a bola andar.

Resumindo, temos controle e perdemos potência. Um pouco de lead tape pode corrigir isso, principalmente quando você vai enfrentar jogadores que batem mais pesado na bola.

Saque:

O saque é meu pior golpe, posso dizer que minha avaliação para o saque foi neutra, Volkl Organix 10 (295g) entrega o que você faz, depende apenas da sua técnica para um bom saque, posso dizer que o primeiro serviço é preciso. O segundo serviço é bom, o baixo peso da raquete facilita a aceleração da cabeça da raquete, o que possibilita bons saques com efeitos slice e topspin.

Retorno do saque:

A raquete é ágil, tem excelente sweetspot, portanto o retorno de saque é bom. Senti um pouco de difilculdades para responder aquele saque mais pesado, talvez pelo fato de jogar usualmente com raquetes mais pesadas.

Voleio:

Aqui eu encontrei uma das melhores características, a frente da linha do T é onde essa raquete responde melhor, ela é ágil, precisa e perdoa bastante aqueles voleios atrasados, no susto. Foi uma excelente surpresa, no jogo de duplas recebi vários elogios.

Slice:

Gostei bastante do slice, é preciso, raso, fácil de ser executado. Tanto os slices defensivos quanto os ofensivos foram bons. Definitivamente os dois melhores golpes da raquete são os slices e os voleios, portanto é uma boa pedida para jogadores de duplas.

Finalizando:

Para quem quer testar uma raquete mais leve, manuseável, com sweetspot generoso, acho uma boa aposta. Se você é intermediário, com swing longo, pode usar essa raquete tranquilamente. Se você for um jogador entre intermediário para avançado, essa é uma excelente opção para customização. Agora, se você tiver um nível de jogo avançado, e está sentido o peso da idade, acho que esse modelo vai agradar bastante, principalmente pelo controle, conforto e manuseabilidade. Não recomendo essa raquete para jogadores iniciantes ou para jogadores que tem seu jogo baseado no spin, para esses jogadores existem opções melhores.

Para facilitar a visualização, segue uma tabela com as notas:

VolklO10-295-tabela

Especificações da Volkl Organix 10 (295g):

Tamanho da cabeça: 98″
Comprimento: 68,58 cm
Peso (sem corda): 295 g
Equilíbrio: 3,2 HL
Swingweight: 313
Rigidez: 62
Espessura do aro: 20 mm
Nível de potência: Baixo
Estilo de swing: Longo
Velocidade do swing: Rápido
Padrão de cordas: 16 x 19

Bônus:

Eu testei três diferentes configurações de customização, como você pode acompanhar a seguir:

  1. 3g na posição 12h, a raquete ganhou spin, potência, e perdeu um pouquinho de controle, os golpes ficaram muito melhores, e as trocas de bola também melhoraram. Peso final nessa configuração: 321g
  2. 4g distribuídos com 2g na posição 3h e 2g na posição 9h, nesta configuração a raquete ficou praticamente balanceada, mas ganhou pouco em peso na bola, e ficou mais lenta. Peso final: 322g.
  3. Depois de ver que a raquete ficou melhor polarizada, resolvi investir nessa configuração, deixei a raquete com 3g na posição 12h e adicionei mais 4g abaixo do leather grip, perto do buttcap. A raquete ficou com exatos 325g, o que é excelente, a raquete ficou ótima, realmente recomendo essa configuração.

Observação: Para todas as configurações eu utilizei Leather Grip Fairway.

Outra coisa legal, é que dá para colocar os grommets da Super G, incorporando esta nova tecnologia da Volkl.

Pessoal, esse é meu primeiro review para este site, espero que todos gostem, e se tiverem dicas, sugestões ou dúvidas podem usar o campo de comentários.

Obrigado e até a próxima!

4 Comments

Deixe uma resposta

Translate »