Review: Wilson Blade 98 16×19 (2013)

Hoje trago o review de uma raquete muito interessante, a Wilson Blade 98 com padrão de encordoamento 16×19, versão 2013. A seguir os pontos fortes e fracos desta raquete:

Fortes x Fracos Blade 16x19 (2013)

Configuração utilizada no teste:

Corda: Solinco Tour Bite 1.25 53 Lbs
Grip: Original da raquete
Overgrip: Yonex Super Grap
Antivibrador: Sem antivibrador

Trocas de bola:

A raquete é potente, gera bastante spin e tem um sweetspot bom! Não senti muita diferença entre o sweetspot da Blade 98 16×19 e a maioria das raquetes 100”existentes no mercado, penso que quem usa raquetes 100” não terá dificuldades. Nas trocas de bola da linha de base gostei bastante da raquete, é nitidamente uma raquete para jogadores de swing rápido e agressivo, para se executar golpes efetivos deve-se utilizar o efeito do spin. Devo mencionar que senti um pouco de dificuldade em finalizar os pontos com golpes mais planos, portanto, penso que essa é uma raquete para jogadores que apostam nas bolas fundas, com spin e com uma boa margem de erro. Diferentemente da sua versão 18×20, essa não é uma raquete para buscar as linhas, ela é uma raquete para se focar na regularidade.

Saque:

O primeiro serviço é muito bom, principalmente os saques com efeito. Na realidade, o golpe que eu mais gostei nessa raquete é o saque. É muito fácil abrir a quadra com saques com slice ou tospin. No segundo saque é fácil aplicar aquele efeito extra, fazendo a bola passar com uma altura adequada da rede. Um plus desta raquete nesse sentido é o baixo peso estático, o que ao longo do jogo acaba ajudando. Pois, normalmente, o saque é o primeiro golpe que demonstra o cansaço de um jogador em quadra.

Retorno do saque:

No retorno do saque a Blade favorece golpes agressivos, já nas devoluções bloqueando o saque senti um pouco de falta de firmeza/estabilidade. Jogadores que tem o backhand de duas mãos não devem ter dificuldade, por outro lado, os jogadores que executam esse golpe com uma mão talvez necessitem de alguma customização na raquete.

Voleio:

Nos voleios essa raquete é um pouco lenta, e o controle não é tão bom quanto o da versão 18×20, principalmente nos golpes fora do centro sente-se um pouco de falta de estabilidade. Esse é um golpe no qual eu tive mais dificuldade.

Slice:

O slice é mediano, a bola flutua um pouco. Mas isso já era esperado, essa é uma raquete para se atacar, o espaçamento das cordas é bem grande, penso que o slice defensivo é mais efetivo nessa raquete.

Conforto:

O conforto nessa raquete é médio, fazendo jus a sua especificação de rigidez (66), não é excelente e nem ruim. Está não é uma raquete recomendada para quem sofre de dores no ombro/cotovelo, mas também não é uma raquete que vai trazer complicações para maioria dos tenistas. Ela é um pouco mais confortável que a versão 18×20. O feel é seco, moderno, tendendo ao mudo.

Finalizando:

A Wilson Blade 98 16×19 (2013) é recomendada para jogadores da linha de base, com muita potência e spin ela deve agradar aos jogadores que apostam em golpes ofensivos, mas com uma boa margem de erro. Essa é uma versão mais amigável se comparada à sua irmã com padrão 18×20. Não é uma raquete recomendada para jogadores do estilo saque e voleio ou que buscam muito as linhas. Um extra dessa raquete é o seu paint job, é uma raquete que chama a atenção pela sua simplicidade e beleza, para mim uma das três raquetes mais bonitas que já peguei em mãos.

Para facilitar a visualização, segue uma tabela com as notas:

Notas Blade 16x19 (2013)

Especificações da Wilson Blade 98 16×19 (2013):

Tamanho da cabeça: 98″
Comprimento: 68,58 cm
Peso (encordada): 323 g (com overgrip)
Equilíbrio: 2 HL
Swingweight: 331
Rigidez: 66
Espessura do aro: 21,5 mm
Nível de potência: Médio
Estilo de swing: Médio-Longo
Velocidade do swing: Rápido
Padrão de cordas: 16 x 19

Extra:

Não joguei muito com a versão 18×20, mas do pouco que joguei o que posso dizer é que a versão 16×19 perdoa mais, tem mais potência e spin (muito mais). mas perde em controle e estabilidade. Na realidade, senti um pouco de dificuldade com golpes planos, o que não acontece na versão 18×20.

Muito obrigado por acompanhar o blog TL e até o próximo review!

Deixe uma resposta

Translate »