Review: Yonex Ezone Xi 98

Pessoal, antes de mais nada, quero dizer que recebi hoje a Yonex DR 98, portanto, em aproximadamente 15 dias lançarei o review de uma das raquetes mais esperadas dos últimos tempos. Enquanto estou testando esse último lançamento, vou falar de um enorme acerto da marca japonesa, a Yonex Ezone Xi 98. É uma raquete que foi lançada no final de 2011 e que até hoje é uma das melhores raquetes nessa faixa de peso intermediário. Sendo assim, iniciarei falando sobre os pontos fortes desta raquete.

FortesxFracosXi98

Configuração utilizada no teste:

Corda: MSV Focus Hex 1.18 48 Lbs
Grip: Leather Kimony Techni
Overgrip: Unique Tourna Grip
Antivibrador: Yonex
Peso final: 332g

Trocas de bola:

A raquete é potente, confortável, super estável e tem um sweetspot enorme! Sim, tudo isso numa raquete. Devo dizer que ela é praticamente uma raquete de 100″ no corpo de uma 98″, pois o sweetspot é maior que o usual nas raquetes de cabeça 98″. A Ezone Xi 98 é incrível do fundo de quadra, se comportando muito bem nas bolas chapadas e também nas com spin. Deste modo, você pode alternar bolas com spin pesado e bolas retas com facilidade, tudo depende de você. O feel é excelente, assim como o conforto, acho que esta é uma das raquetes mais confortáveis que já joguei. Nas trocas de bola da linha de base poucas raquetes são tão estáveis e firmes, se você gosta de jogar do fundo da quadra (variando o jogo com bolas pesadas e firmes) considere a Xi 98.

Saque:

O primeiro saque com a Xi 98 é muito bom, a bola sai pesada e bastante rápida, a transferência de peso é ótima. O saque chapado é excelente. No segundo saque tive algumas dificuldades no início, mas depois de um pequeno período de adaptação devo dizer que a raquete responde bem, principalmente no saque com slice.

Retorno do saque:

Outra característica formidável da Xi 98 é o retorno do saque. A raquete é firme, não cede. Bolas pesadas são bloqueadas com facilidade e as devoluções agressivas são excelentes, a potência e o sweetspot enorme possibilitam devoluções avassaladoras.

Voleio:

Os voleios são bons e a raquete é super estável na rede, tanto os primeiros voleios pra deslocar o adversário, quanto o segundo voleio para matar o ponto são excelentes.

Slice:

O slice nessa raquete é mediano, a bola sai um pouco alta. Acho que esse é o único ponto “regular” na Xi 98, pois a maioria das golpes é excelente. O slice defensivo – aquele movimento clássico – é bom, não tive muitas dificuldades com ele.

Conforto:

A partir desse review, vou falar de mais um item em relação às raquetes de tênis aqui no site, que é o conforto. Portanto, todas as raquetes terão um item falando sobre o conforto e a sensação que temos ao utilizar a raquete.

Inicialmente, ressalto que poucas raquetes tem o conforto da Yonex Ezone Xi 98 – das raquetes que joguei apenas a sua irmã mais nova, a Ai 98, e a Volkl C10 Pro tem uma sensação melhor. Poucas raquetes conseguem uma combinação tão balanceada entre potência, conforto e spin quanto a Xi 98.

Finalizando:

A Yonex Ezone Xi 98 é uma excelente raquete, com muito conforto, potência e precisão, sendo que o spin também é muito bom. Deste modo, essa raquete deve agradar a vários estilos de jogo. Jogadores agressivos, que jogam do fundo da quadra, vão adorar essa raquete. Jogadores defensivos  também vão gostar da potência e o perdão (forgiveness) que essa raquete permite. Assim, reforço que mesmo lançada a 4 anos, essa ainda é uma boa escolha para jogadores com nível entre intermediário e avançado. Para jogadores iniciantes eu não recomendo esta raquete, pois estes ainda não conseguirão usufruir de todas as boas características que Yonex Ezone Xi 98 tem a oferecer.

Para facilitar a visualização, segue uma tabela com as notas:

Especificações da Yonex Ezone Xi 98:

Tamanho da cabeça: 98″
Comprimento: 68,58 cm
Peso (encordada): 326 g
Equilíbrio: 6 HL
Swingweight: 322
Rigidez: 63
Espessura do aro: 23 / 24,5/ 20,5 mm
Nível de potência: Fraco-Médio
Estilo de swing: Médio-Longo
Velocidade do swing: Rápido
Padrão de cordas: 16 x 19

Extra:

Semana passada me pediram para comparar a Yonex Ezone Xi 98 com a Ai 98: Bom, as duas raquetes são parecidas, mas a Xi 98 é mais potente, tem um pouco mais de spin e o sweetstpot levemente maior. Já a Yonex Ezone Ai 98, ganha em conforto (pouca coisa) e controle.

Muito obrigado por acompanhar o blog TL e até o próximo review!

6 Comments

Deixe uma resposta

Translate »